Os drones, também chamados de veículos aéreos não tripulados (VANTs), realizam a captura remota de imagens com alta qualidade, o que permite uma visão ampla dos canteiros sob diferentes perspectivas.
Esses equipamentos podem ser utilizados na construção civil com as mais diversas finalidades. Na fase de pré-construção, por exemplo, eles podem ser utilizados para o reconhecimento do terreno, principalmente aqueles com grandes dimensões. Já na fase de construção pode-se utilizar as imagens dos drones para acompanhar o progresso da obra, bem como realizar o monitoramento de requisitos de segurança nos canteiros.
Esses são só alguns exemplos de aplicações, mas em tempos de pandemia, a vantagem de se utilizar os drones está relacionada a promoção do distanciamento social. Isso porque, a captura remota de imagens permite que o profissional responsável pela coleta de informações, alcance uma área maior de inspeção em um curto período quando comparada à vistoria a pé in loco. Além disso, é possível reduzir as interações com os demais funcionários durante a coleta de dados. Assim, dados de progresso coletados podem ser enviados para os clientes, em forma de imagens ou vídeos, para informá-los o andamento da obra. E esses mesmos dados podem ser utilizados pela equipe técnica para auxiliar discussões sobre a tomada de decisão em reuniões, preferencialmente, não presenciais.
O grupo da UFBA vem desenvolvendo diversos trabalhos sobre aplicações do drone à construção civil, para mais ter acesso a essas publicações acesse o site do GETEC.